Andrade Gutierrez

INOVAÇÃO COMO MOTOR DE GERAÇÃO DE NEGÓCIOS


Robustez do programa de inovação implantado em grande construtora gera resultados que não param de aumentar e muda sua competitividade.

1. Estava claro que a organização era muito mais inovadora do que pensava. A inovação acontecia de maneira informal e não era valorizada. Portanto, ficava muito abaixo do que a estratégia da companhia requeria, dificultando inclusive o uso de incentivos fiscais oferecidos pelo governo às empresas inovadoras.

2. Com o apoio da Pieracciani, a Andrade Gutierrez cria um comitê para a inovação e estrutura o PAGIT (Programa Andrade Gutierrez de Inovação Tecnológica). O Programa abrange dezenas de obras, evidencia a inovação em suas diversas modalidades, valoriza as pessoas e propicia a obtenção de milhes de reais em incentivos fiscais.

3. O PAGIT é uma realidade em 100% das obras da Andrade Gutierrez, envolvendo dezenas de milhares de profissionais e funcionando como base para fortalecer a cultura da inovação na empresa. O valor e a amplitude dos incentivos crescem ano a ano.

Fundado em 1948, o Grupo Andrade Gutierrez é um dos maiores no setor da construção civil da América Latina, com atuação nas áreas de Engenharia e Construção, Telecomunicações, Energia e Concessões Públicas.

Um grupo desse porte tem um ambiente muito rico em novas ideias e projetos, mas, ao mesmo tempo, enfrenta o desafio de sistematizar as práticas de gestão de inovação para assegurar que as ideias virem projeto, e os projetos se tornem inovações. Mais do que isso, asseguram que todo esse conhecimento se transforme em um ativo da empresa. Inovação gerando receita e resultados crescentes.

Ao implementar um programa de gestão dentro da Andrade Gutierrez, a Pieracciani sistematizou um processo que incentiva os colaboradores a terem boas ideias e a serem reconhecidos por elas.

O programa de inovação implantado pela Pieracciani na Andrade Gutierrez foi um marco dentro da companhia.

A Pieracciani capacitou centenas de profissionais que passaram a integrar um grupo de agentes de inovação. Contribuiu para estabelecer uma governança e implantar um comitê que cuida do avanço da companhia nesse campo. Inventariou, ombro a ombro com as equipes internas, as iniciativas inovadoras em dezenas de obras e estruturou um portfólio de projetos de inovação. Ao mesmo tempo, apoiou a construção do macroprocesso de inovação abrangendo desde a geração de ideias até a gestão de projetos, seus resultados e o conhecimento gerado a cada implantação. As equipes envolvidas foram crescendo e ganhando proficiência em gestão da inovação. Sob orientação da Pieracciani, foram contabilizados os dispêndios correspondentes a todas as etapas desses projetos e a companhia passou imediatamente a usufruir dos incentivos e linhas de fomento (financiamentos) existentes.

Para mudar a maneira de pensar e agir dos colaboradores, a Pieracciani criou um Prêmio da Inovação dentro da Andrade Gutierrez. Em poucos meses, novas ideias foram recebidas pela companhia e transformadas em projetos que incrementaram ainda mais os resultados. Hoje o programa atinge um elevado nível de maturidade e os resultados de inovação não param de crescer na empresa.

Crédito Fotografias: ArcoWeb / Projeto Design - Edição 363

CASES RELACIONADOS

INMET
INMET

baixa qualidade das previsões do tempo e os desastrosos efeitos na produtividade do agronegócio brasileiro exigiram mudanças[...]

Saiba mais >
Delphi
Delphi

Apesar de fazer inovações, a Delphi Brasil, diferente de outras unidades da empresa em outros países, não possuía patentes[...]

Saiba mais >
Porto de Manaus

Percebemos: crescimento orgânico e não planejado em alta velocidade tornavam o Porto de Manaus incompatível com as necessidades...

Saiba mais >
Porto de Manaus
Revista Época

A editora Globo enfrentava o desafio de lançar uma revista semanal. Essa mudança, aparentemente simples, impactou toda a[...]

Saiba mais >
Revista Época

Faça parte desta tribo.

Ao deixar sua informação, receba o boletim Pieracciani.