INMET

A QUALIDADE CHEGA A LUGARES INIMAGINÁVEIS


Percebemos: a baixa qualidade das previsões do tempo e os desastrosos efeitos na produtividade do agronegócio brasileiro exigiram mudanças profundas. Percebemos que somente com a implantação efetiva de um sistema integrado de gestão da qualidade essas mudanças poderiam acontecer. Partimos, então, para a maior e mais complexa implantação de sistemas de gestão da qualidade de que se tinha noticia até então.

Idealizamos: usando como referência os padrões estabelecidos nas normas ISO9000, adaptando-os para realidade do INMET, cuja característica era o elevado índice de complexidade e amplitude geográfica, formaram-se os times de multiplicadores e estabeleceu-se o plano de implantação, envolvendo grande parte dos funcionários.

Construímos: realizamos com sucesso a implantação e a certificação do maior e mais complexo sistema de gestão da qualidade do mundo. Mais de 420 estações meteorológicas envolvidas, abrangendo de um extremo a outro do Brasil. O trabalho passou a figurar no livro Guinness como a maior certificação multissites do mundo.


Houve um tempo em que ninguém acertava a meteorologia no Brasil. Era quase sempre a mesma coisa: a televisão e o rádio indicavam tempo bom enquanto trovões anunciavam o contrário. Faziam-se piadas sobre isso e ninguém levava as previsões do tempo a sério.

Isso era muito grave em um país no qual o agronegócio era o setor principal da economia. Todos sabemos que a produtividade e a competitividade do agronegócio em qualquer lugar do mundo depende diretamente da qualidade das previsões do tempo. Claro! Sem previsibilidade da umidade do solo, semeagem, colheita realizados sem um bom planejamento implicam diretamente em perdas e elevação de custos.

O Ministério da Agricultura estava determinado a resolver esse problema e melhorar os resultados do país e contratou a Pieracciani para aperfeiçoar a gestão do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia –, que fornece todos os dados e previsões do tempo no Brasil.

O time da Pieracciani diagnosticou que havia problemas graves na gestão da qualidade no instituto, concebeu um novo modelo, adotou sistemas com base nas normas internacionais, planejou e implantou as mudanças. O folclore em torno das previsões do tempo no Brasil ficou para trás.

Até meados de 1990, o INMET não possuía um controle de qualidade que garantisse o bom funcionamento dos equipamentos das estações medidoras de dados que alimentavam as previsões. Como os instrumentos não estavam regulados, era impossível criar um histórico de temperatura, umidade e pressão que permitisse aos especialistas acertar nas previsões.

A Pieracciani implantou a certificação ISO 900 no Instituto abrangendo todas as mais de 400 estações meteorológicas do Brasil, algumas em lugares remotos como pequenas ilhotas no meio de afluentes do Rio Amazonas. Desses pontos vinham dados que eram computados em um sistema que cruzava suas leituras sobre as condições climáticas. Até a Pieracciani entrar em campo, as máquinas medidoras estavam descalibradas havia décadas, dificultando o controle dos fiscais responsáveis por transmitir as informações para as centrais. O resultado era que, quando a TV anunciava que iria fazer sol, já estávamos, no cotidiano da vida real, embaixo de chuva.

A certificação da qualidade do INMET envolveu consultores de diversas áreas do conhecimento. Eles formaram um time de excelência para fazer a maior certificação de ISO multissite do mundo, entrando inclusive para o livro Guinness Records. Mais uma vez, como na maioria dos trabalhos que constituem a história da Pieracciani, esse projeto atingiu metas que excederam todas as expectativas. Mais importante, teve reflexos na vida, nos planos e na economia de milhares de pessoas em todo o país, influenciando diretamente o agronegócio, o comércio exterior e a competitividade do Brasil.

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